A Tipuana é uma árvore que está bem difundida no ambiente urbano brasileiro, mesmo sendo uma árvore oriunda da Argentina e Bolívia. A espécie no ambiente natural pode atingir até 40m de altura e um diâmetro de tronco de 0,6m a 1,6m.
Uma árvore decídua, de rápido crescimento e florescimento ornamental.
Nativa da América do Sul, ela é uma espécie de porte médio a grande, atingindo de 8 a 20 metros de altura. A copa é arredondanda, densa e grande, e folhas são compostas e verdes.
A floração ocorre no final do inverno e primavera, depontando inflorescências em cachos, com numerosas flores amarelas a alaranjadas que lembram também as flores do pau-brasil.
A tipuana é boa opção para arborização urbana, na ornamentação de vias públicas e praças. Deve se evitar no entanto seu plantio em locais com construções muito próximas ou sob a fiação elétrica.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em qualquer tipo de solo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio.
Espécie muito frequente em parques e na arborização de ruas no sul e sudeste do Brasil, de efeito ornamental notável durante o florescimento. Proporciona ótima sombra e pode ser incluída na composição paisagística de grandes jardins e para a arborização de largas avenidas.
A madeira é usada na construção civil. Apresenta rápido crescimento e boa tolerância a condições adversas.
Comentários
Postar um comentário